Michael Jackson e as músicas dos Beatles

michael-jackson-paul-mccartneyNão é segredo pra ninguém que Michael Jackson era dono dos direitos de publicação da maioria das canções do Beatles. Mas o que sempre me perguntei é: Como ele conseguiu isso?

No ano de 1963, a fiscalização tributária na Inglaterra não era pequena, mais exatamente 90% do valor arrecado ia embora “vestido” de imposto de renda.

É nesse momento, na tentativa de fugir desse absurdo de imposto de renda, que os Beatles resolvem atribuir os direitos de publicação das músicas exclusivamente a uma empresa. Para esse propósito nasce a empresa Northern Songs Ltd.,fundada pelo empresário da banda (Brian Epstein), o editor musical (Dick James) e uma pequena participação dos integrantes do grupo. Como a empresa tinha seus ganhos em forma de capital e não de renda, eles conseguiram fugir dos impostos da terra da rainha.

cover_northern

Tudo foi muito bem até que por volta de 1969 uma conspiraçãoApple promovida pelo presidente da gravadora da banda, decidiram por a empresa a leilão. O plano da Apple era conseguir o controle total da empresa sem ter que pagar muito. Mas a informação vazou, chegando à presidência da ATV (Associated Television Corporation), que viu a grande oportunidade de compra a maior banda da história. Assim a ATV cobre a oferta da Apple se tornando a nova dona dos direitos de publicação e conseguindo incrivelmente, sabe-se lá como, falir em 1984, colocando assim à venda seu catálogo autoral com cerca de 4.000 músicas.

É neste momento de falência da ATV que surge Michael Jackson, cobrindo o Atvmaior lance de todos, inclusive do próprio Paul McCartney que queria apenas o direito sobre suas próprias músicas, sem se importar com as demais.

Desta forma Michael Jackson adquiriu os direitos de publicação da maioria das canções dos Beatles, onde recebia 50% do total arrecado das músicas dos Beatles, repetindo, BEATLES,ajudando a aumentar ainda mais a sua fortuna.

Esse mundo dos negócios hein?

michael-jackson-bad-4175021

Saiba mais sobre os Beatles acessando thebeatles.com.br.

Fala Ai!

:)) ;)) ;;) :D ;) :p :(( :) :( :X =(( :-o :-/ :-* :| 8-} :)] ~x( :-t b-( :-L x( =))

 
Adicione no Blogblogs DigNow.net Add to Technorati Favorites Entertainment Blogs - BlogCatalog Blog Directory

Twitter  |  Contato  |  Política de Privacidade  |  Chat

A reprodução do conteúdo deste site é permitida e incentivada, desde que citada e linkada a fonte. Se não teus dedos irão cair e sua casa será bombardeada por uma chuva de aerolitos. Melhor Visualizado em resolução de 1024x768 ou superior e nos navegadores Firefox ou Opera.

Copyright 2009 All Rights and Lefts Reserved Kaplosh