Não é segredo pra ninguém que Michael Jackson era dono dos direitos de publicação da maioria das canções do Beatles. Mas o que sempre me perguntei é: Como ele conseguiu isso?
No ano de 1963, a fiscalização tributária na Inglaterra não era pequena, mais exatamente 90% do valor arrecado ia embora “vestido” de imposto de renda.
É nesse momento, na tentativa de fugir desse absurdo de imposto de renda, que os Beatles resolvem atribuir os direitos de publicação das músicas exclusivamente a uma empresa. Para esse propósito nasce a empresa Northern Songs Ltd.,fundada pelo empresário da banda (Brian Epstein), o editor musical (Dick James) e uma pequena participação dos integrantes do grupo. Como a empresa tinha seus ganhos em forma de capital e não de renda, eles conseguiram fugir dos impostos da terra da rainha.
Tudo foi muito bem até que por volta de 1969 uma conspiração promovida pelo presidente da gravadora da banda, decidiram por a empresa a leilão. O plano da Apple era conseguir o controle total da empresa sem ter que pagar muito. Mas a informação vazou, chegando à presidência da ATV (Associated Television Corporation), que viu a grande oportunidade de compra a maior banda da história. Assim a ATV cobre a oferta da Apple se tornando a nova dona dos direitos de publicação e conseguindo incrivelmente, sabe-se lá como, falir em 1984, colocando assim à venda seu catálogo autoral com cerca de 4.000 músicas.
É neste momento de falência da ATV que surge Michael Jackson, cobrindo o maior lance de todos, inclusive do próprio Paul McCartney que queria apenas o direito sobre suas próprias músicas, sem se importar com as demais.
Desta forma Michael Jackson adquiriu os direitos de publicação da maioria das canções dos Beatles, onde recebia 50% do total arrecado das músicas dos Beatles, repetindo, BEATLES,ajudando a aumentar ainda mais a sua fortuna.
Esse mundo dos negócios hein?
Saiba mais sobre os Beatles acessando thebeatles.com.br.
Fala Ai!