Interessante

Análise interessante da Trilogia Matrix...com algumas ressalvas que postarei posteriormente.

"Bem aqui vou expor minhas teorias sobre a historia da trilogia como um todo... Com certeza vai ajudar muitas pessoas a entender melhor a historia, que deixa muita gente confusa... Se você num viu o terceiro filme, ainda dá tempo de voltar... Não leia senão vai lhe estragar muitas surpresas... Essa teorias foram desenvolvidas por mim, depois de assistir todos os filmes varias vezes, alem de terminar o jogo "Enter de Matrix" (e conseqüentemente assistindo a 30 minutos adicionais de filme) e assistir os curtas de animação Animatrix inúmeras vezes também ...

Para os mais viciados recomendo que leiam os roteiros dos 3 filmes:

Matrix


Matrix Reloaded


Matrix Revolutions


Visão Geral da Historia dos três filmes:

Fica claro para mim que os personagens-chave do filme são programas (softwares), ou seja, aqueles que influenciam o "andamento" do sistema da "Matrix como um todo" (vou explicar essa teoria mais para frente), funcionam baseados num sistema lógico de informação de computadores usando a regra binária, formado de 1 (um) e 0 (zero), sendo um complementar e oposto ao outro...

Confuso ???

É fácil de entender... Os personagens chaves do filme possuem contrapartes que lhe complementam de uma forma oposta (ou seja binária). E é graças a isso que o sistema do "Matrix como um todo" funciona perfeitamente em equilíbrio, como um relógio. Eles são os dois pesos de uma balança que trazem o equilíbrio... Esses programas nunca "expiram" e estão presentes em todas as versões da Matrix e toda vez que ela se reinicia eles são introduzidos nela novamente ...

Quem são eles ???

O Arquiteto x O Oráculo:

Eles são dois programas responsáveis pela criação da Matrix... São programas criadores.. Podemos dizer que o Arquiteto é o pai e o Oráculo a mãe da Matrix.

O Arquiteto é responsável pela estruturação lógica no sistema, um programa que só pensa na funcionalidade e na perfeição que o sistema deve ter, realmente como uma máquina.

Já o Oráculo, que é um programa intuitivo, é responsável pela criação do amor, dos sentimentos e tudo de mais humano que existe entre nós... O Oráculo além disso, serve para difundir a teoria do messias, dentro da Matrix e conseqüentemente em ZION.

Os dois em conjunto são os responsáveis por criar todas as versões da Matrix conforme os seus moldes e suas regras estabelecidas e agem toda vez que o sistema se reinicia e uma nova Matrix precisa ser criada. Além disso servem para direcionar o acontecimento do processo cíclico do começo-meio-fim que o sistema deve ter.

OBS : Então ele são os criadores da Matrix ???? NÃO !!! Eles são apenas 2 programas feitos para“calibrar” a Matrix toda vez que ela entra em processo de re-boot e tem que ser criada novamente para seguir seu ciclo de desenvolvimento. O criador dos dois programas e o responsável por tudo, é o que chamam de FONTE (que vem de Código-Fonte, expressão usada em programação de computadores para definir o código de programação principal de um programa) no filme, que praticamente não é explicada mas que podemos considerar como DEUS na história.

Merovingian x Persephone:

Estes são dois programas secundários que funcionam como "gerentes" da Matrix... Eles gerenciam e influenciam diretamente no funcionamento da Matrix e no ciclo do predestinado.

O Merovingian busca apenas o poder e ele controla o funcionamento da Matrix, controlando e gerando novos programas chaves no funcionamento da mesma (O Chaveiro, o Trainman, etc.) . Seu propósito definido pela FONTE é de ser um “Gerente de Operações”. Como um gangster que age nas entrelinhas do sistema, ele que não pode aparecer para os humanos conectados a Matrix, age “por baixo dos panos”. É uma eminência parda da Matrix.

Conforme a lenda histórica, os Merovingios foram uma raça medieval formada por semi-deuses, ou seja de pessoas com poderes especiais e diretamente ligados a DEUS (ä Fonte, nesse caso)

Perséfone em oposto ao Merovingian busca apenas o mais puro amor, ela quer somente ser amada, o que a torna uma "vampira de emoções" da Matrix, um "termômetro" de mede as emoções dentro da mesma.

Mais engraçado é que os dois são um casal, ou seja, um complementa o outro na relação.

Já Perséfone era na Mitologia uma personificação do renascimento da natureza na primavera. Ou seja alguém que traz vida a algo inóspito.

Neo X Agente Smith:

Estes dois programas (Como assim NEO também é um programa? Vou explicar o porque mais para frente) são responsáveis pelo o que eu chamo de "ciclo de reboot" da Matrix.

É uma teoria um pouco complicada de explicar, mas vou tentar definir em algumas linhas.

Para que a Matrix funcione de uma forma perfeita e equilibrada e as máquinas não percam todos os humanos conectadas a ela, o sistema tem que funcionar de uma forma cíclica. Existe um começo, um meio e um fim. E toda vez que esse fim é atingido, ela se reinicia e começa novamente. Esta nova versão é criada conforme as determinações e mudanças estabelecidas pelo Oráculo e pelo Arquiteto. E cada nova vez que se inicia uma nova Matrix eles a adaptam e a aprimoram até que um dia ela consiga atingir a perfeição (seria o paraíso?) .

(Talvez não, já que a primeira versão da Matrix era um paraíso, como o Agente Smith diz no primeiro filme da trilogia. No entanto, não deu certo. Talvez seja um paraíso do ponto de vista programático.)

Obviamente que todas essas "versões" apesar de extremamente parecidas não são IDÊNTICAS NUNCA. Como disse o Arquiteto existe sempre uma pequena variação na equação.

Isso explica alguns programas que eram de versões antigas da Matrix, como os Gêmeos Fantasmas por exemplo, que deveriam ter sido "deletados", mas foram mantidos por Merovingian.....De uma forma que o ciclo nunca termina. E, assim como foi explicado no "Reloaded", a versão em questão dos filmes é a sexta versão da Matrix.

Os dois personagens (NEO e SMITH) são na verdade um complemento do outro, e na hora que eles se encontram e se "fundem", o sistema dá um "reboot" e começa tudo novamente até que venha um novo ciclo e num futuro eles se encontrem novamente, se fundam e dêem novo "reboot" de uma forma cíclica e infinita.

NEO é um messias, é um salvador da humanidade. Ele está disposto a entregar a sua vida em prol da humanidade por amor (alguma semelhança com Jesus ?)

Percebam como quando ele morre no final. Ele está na mesma posição de Jesus Cristo na cruz. E ele voltou a "FONTE", ou seja voltou ao criador. A fonte é o programa criador da Matrix. É Deus. O Nome NEO ao contrário quer dizer ONE, ou seja, “The One”, o escolhido ou como tinha dito antes, O 1 (um) da história sendo que seu contraparte Smith, que deseja a destruição total, está buscando o fim, ou seja está buscando o 0 (zero).

O 0 (zero) desta equação, no caso o Agente Smith, representa o fim da humanidade (o CAOS) e tem como propósito destruir todas as forma de vida. É um vírus dentro do sistema, e tem um ódio mortal (oposto de um “amor mortal” que NEO sente) pelos humanos. É desta forma que eles se complementam. Um é oposto ao outro.

O melhor da história é que Smith fazia parte do sistema, ele era um agente, que falhou, foi expulso e acabou virando um inimigo dela. Sei que a analogia é sutil, mas há uma grande semelhança com Lúcifer, que foi “expulso” do céu. Isso nos leva a crer que se NEO é Jesus Cristo, o agente Smith só pode ser o DIABO. É a luta do bem contra o mal.

Já nos contaram em Reloaded que Smith sente uma conexão desconhecida com Neo, e o Oráculo disse previamente que a vitória só pode ser alcançada "junto". Junto, no caso, quer dizer NEO e SMITH.

Por causa do seu laço emocional com Neo e o simbolismo do seu nome, Trinity (Trindade) está envolvida nessa "fusão de predestinados".

OBS : Obviamente que excluindo o Arquiteto e o Oráculo, toda vez que o sistema é reiniciado, algumas lembranças e informações (não todas) são "apagadas" da memória dos re-introduzidos para que acontecimentos passados não influenciem na nova versão.

O conceito da Matrix como um todo:

O que é a definição da "Matrix como um todo"? É a junção de Zion e da Matrix como é mostrada no filme (mundo "real"+ mundo "virtual"). Na verdade, Zion nada mais é do que uma “sub-matrix”, uma Matrix menor dentro da Matrix maior, que serve como um sistema de segurança para a Matrix principal.

Acha que não ??? Então leia o diálogo abaixo.

Pelas próprias frases da conversa do Arquiteto com NEO em Reloaded é possível entender isso. Vejam só :

(Arquiteto)
A primeira Matrix que eu projetei era evidentemente perfeita, uma obra de arte, impecável, sublime. Um triunfo equiparado apenas ao seu fracasso monumental. A inevitabilidade de sua ruína é tão evidente para mim agora quanto é uma conseqüência da imperfeição inerente a todo ser humano. Assim sendo, eu a redesenhei com base na história de vocês para refletir com maior precisão as variações grotescas de sua natureza. Todavia, mais uma vez, eu fui frustrado pelo fracasso. Desde então, compreendi que a resposta me escapava, porque ela necessitava de uma mente inferior, ou talvez uma mente menos afeita aos parâmetros da perfeição. Portanto, a resposta foi encontrada, por acaso, por outrem, um programa intuitivo, inicialmente criado para investigar certos aspectos da psique humana. Se eu sou o pai da Matrix, ela sem dúvida seria a mãe.

(Neo)
A Oráculo!

(Arquiteto)
Oh, por favor... Como eu dizia, ela se deparou por acaso com uma solução por meio da qual quase 99% de todas as cobaias aceitavam o programa, contanto que lhes fosse dada uma escolha, mesmo que só estivessem cientes dela em um nível quase inconsciente. Embora esta resposta funcionasse, ela era óbvia e fundamentalmente defeituosa, criando, assim, a anomalia sistêmica contraditória, a qual, sem vigilância, poderia ameaçar o próprio sistema. Por conseguinte, aqueles que recusavam o programa, ainda que uma minoria, se não vigiados, constituiriam uma probabilidade crescente de catástrofe.

Neo
Isso tem a ver com Zion.

O que você acha que significa: “Aqueles que recusavam o programa, ainda que uma minoria, SE NÃO VIGIADOS, constituiriam uma probabilidade crescente de catástrofe. "

Ou seja está mais do que claro que Zion nada mais é do que um sistema de segurança. E que todos os humanos que "acham" que estão realmente desplugados do sistema, na verdade continuam ligados na Matrix, dentro de um casulo, assim como é mostrado no primeiro filme. Ou seja, continua tudo sobre controle no verdadeiro mundo real.

Mas isso não é importante porque a realidade para nós é aquilo que podemos enxergar, sentir e visualizar. Assim como na "Caverna de Platão". Essa na verdade é a grande sacada do filme que poucas pessoas irão perceber.

Mesmo que ZION seja um outro mundo virtual, isso não é importante para aqueles que vivem naquele mundo, pois real é aquilo que podemos ver e sentir. O ser humano se baseia nestes estímulos para definir o que é real ou não. Aliás esse já era a mesma percepção que eles tinham quando estavam conectados a Matrix "Principal".

Vou explicar melhor o que é a Caverna de Platão de um texto retirado de outra discussão sobre as teorias do filme.

A CAVERNA DE PLATÃO

Você já deve pelo menos ter ouvido falar em A Caverna de Platão? (inclusive está discutido no site oficial de Matrix). Em mais ou menos 400 a.c., o filósofo Platão criou um cenário onde pessoas nascem e vivem suas vidas todas presas a uma caverna. A entrada para a caverna é coberta por um pedaço de tecido, ou seja, a única coisa que os habitantes da caverna vêem são vultos (2D) da realidade externa (3D). Imagine... o que aconteceria se alguém do mundo externo repentinamente retira-se a cobertura da entrada? Aqui Platão destaca a observação como uma ferramenta para o conhecimento, pois sua visão da sociedade era uma em que se retinha o conhecimento da classe trabalhadora (escravos), os quais trabalhavam sem poder pensar, enquanto a elite de filósofos deveria pensar sem trabalhar. Mais contemporaneamente podemos pegar o modelo da caverna de Platão para fazer um questionamento sobre a condição humana, onde pessoas sem objetividade vivem à sombra da realidade. Toda essa história encoraja o auto-conhecimento e o constante questionamento sobre o que nós consideramos como verdade ou real em nosso mundo.

Isso fica evidente quando Neo consegue parar as sentinelas nas proximidades de Zion. Antes de conseguir fazer isso, Neo sente a presença do perigo, algo que ele estava acostumado a sentir somente na matrix. Quando o agente Smith entra em Zion, Neo tem o mesmo tipo de pressentimento, só que sem saber do que se trata. Ele acorda assustado (lembra da evidência de outra idéia?) Pois é, Zion é uma sub-matrix, um simulador que nada mais é do que um dispositivo de segurança que retém as mentes libertadas. Quando Zion começa a crescer demais, a probabilidade de uma ameaça crescente contra a Matrix faz com que surja um predestinado. Como poderia o agente Smith, sendo um software, entrar em um mundo real? A idéia da informação binária que torna um software executável poder ser armazenada e executada através da seqüência de nucleotídeos do DNA de um ser humano é insustentável devido à complexidade e imprevisibilidade dos sistemas vivos. Zion e todo o mundo conhecido como real (inclusive os campos de
cultivo de humanos) é um simulador como a Matrix. De uma forma simples de entender: Zion é a "lixeira" do Windows, é uma área de “armazenamento” de pessoas que não aceitam o programa principal, mas ainda fazem parte deste sistema de uma forma inconsciente, sem saber.

Também na profecia, ZION acaba servindo como Jerusalém ou Meca, o nome ZION quer dizer Sião que é a cidade prometida para os judeus, sendo um lugar sagrado, algo que representa a esperança da humanidade. Mas também ZION na minha opinião pode ser traduzida também como ZEON (se vc substituir o I pelo E, pois foneticamente eles soam iguais) o que nos leva a ZERO ONE de uma forma resumida (ou seja 01, o mesmo nome da cidade das máquinas) ou até podemos escrever o nome da seguinte forma, Z10N (ZÊ -Um–Zero – Êne), que é como muitos hackers usam como grafia para escrever textos, substituindo algumas palavras por números parecidos, como se fosse a forma de encriptar um texto. Bem...Tire suas conclusões.

OBS : Existe a outra teoria óbvia que ZION é sim o mundo real, que NEO seria um novo messias (como Jesus) que pela ocasião dos acontecimentos nasceu escravo das máquinas e irá libertar os humanos. Sendo um humano "iluminado" seus poderes transcendem a Matrix existindo também no mundo real (Jesus também não curava as pessoas com a mão?). Aliás durante todo os três filmes existe esta ambigüidade de interpretações (para agradar os céticos e aos religiosos) e isto foi deixado assim de propósito.

Vc pode verificar a comparação entre estas duas teorias neste site:
Omelete - Matrix Interpretations


Porque NEO é um programa:

Está mais do que claro durante os 3 filmes que NEO, o predestinado é um programa, e pior de tudo é que ele não tem a consciência disso, porque é confundido pelo amor que sente pela coisas.

Você tem dúvidas ??? Então veja os fatos..

Ao longo de todo os 3 filmes, vários personagens dizem ao Neo: "Only human...". Até mesmo aquele conselheiro de Zion diz isso (na minha opinião o conselheiro Hamman de ZION também é um programa), quando Neo acorda assustado, no momento em que o agente Smith entra em Zion através do corpo do personagem Bane (mais uma prova que ZION é uma sub-Matrix). Ele diz que Neo ainda é humano. Durante todo os 3 filmes ficam tentando enganar ele próprio que ele é um humano.

A única dica "escancarada" que temos nos filmes indicando que NEO não é humano é quando no primeiro Matrix NEO inicia seu treinamento e o operador da nave Link diz para Morpheus : "Ten hours straight. He's a machine".

("Dez horas seguidas! Ele é uma máquina". Aqui há controvérsias. Pode ser que a coisa de dizer que NEO é uma máquina seja algo como uma gíria. "O cara é uma máquina" não necessariamente quer dizer que ele seja LITERALMENTE uma máquina. Mas isso não invalida o fato de que ele realmente parece ser uma máquina apesar de convincentemente humano.)

Ou seja, NEO é um programa que “acha” que é humano. Obviamente que ele não sabe disso ou jamais estaria "disposto" a se sacrificar pela humanidade se tivesse alguma dúvida que não fosse humano.

(Outra controvérsia. Não cabe ao autor fazer conjucturas sobre o que NEO faria ou não caso soubesse que é uma máquina.)

Neo não passa de um programa de segurança, de reboot, que surge como conseqüência da explosão demográfica em Zion. Quando muitas pessoas estão libertadas da Matrix, surge o escolhido. Como a Matrix é recarregada sempre que o escolhido chega "a Fonte", a profecia do escolhido permanece durante a reconstrução de Zion (lembra? 23 pessoas, 16 mulheres e 7 homens). Assim como na bíblia, onde no Gênesis, DEUS escolheu 23 pessoas, no caso 16 homens e 7 mulheres, o oposto do que ocorre dentro da Matrix (Ninguem ainda sabe o porque é o oposto !!!).

Vc vai lembrar que no primeiro filme, Morpheus explica para NEO como os primeiros humanos foram libertados ?? Ele conta que o primeiro humano foi libertado propositalmente, por uma pessoa que tinha a capacidade de fazer o mesmo. Ou seja o próprio NEO, pois é como as máquinas queriam que o ciclo funcionasse. Este é o ciclo da Matrix. Provando ainda mais que ZION é uma sub-Matrix.

Ele sendo um “Programa-Messias”, segue fazendo o que deve fazer. Mesmo sem saber exatamente o que deveria fazer ele acaba fazendo o certo (como se fosse uma intuição), pois está programado para tal.

É a tal conversa do PROPÓSITO, que é tanto discutida no filme... Ele é um programa com um propósito. Assim como todos os programas da Matrix. Todos têm um propósito, uma função, e todos eles somados conseguem completar o ciclo de uma forma perfeita.

No final, ele morre e dá a sua vida em razão de salvar a humanidade. E é introduzido novamente no sistema, para que na hora necessária ele (o Messias) surja novamente e dê inicio ao ciclo para uma nova versão da “Matrix como um todo” (Matrix + Zion).

Fica claro então que o escolhido não é Thomas Anderson, e sim que o escolhido independe do corpo que está “carregando” o código do messias. É por isso que existe os outros "potencias" escolhidos.

Vc vai lembrar deles. São aquelas crianças com poderes especiais que moram junto com a Oráculo no primeiro filme.

Sendo NEO um programa porque as máquinas tentam impedir que ele siga seu destino?

Bem, para responder esta questão, vamos analisar a conversa do Arquiteto e NEO em Matrix Reloaded :

(Arquiteto)
Seus cinco predecessores eram, por conta de seu projeto, baseados em uma mesma premissa, uma afirmação contingente responsável por criar um profundo vínculo com o resto de sua espécie, facilitando a função do Predestinado. Enquanto os outros experimentaram isto de maneira genérica, sua experiência é bem mais especial. Vis-à-vis, amor.

A principio parece que o Arquiteto está definindo Neo como um projeto, ou como algo criado propositalmente para cumprir apenas sua função: chegar à fonte, disseminar seu código e reiniciar a Matrix.

Mas vejam bem:

(Arquiteto)
Sua vida é a soma do saldo de uma equação desequilibrada inerente à programação da Matrix. Você é o desenlace de uma anomalia, que, a despeito de meus mais sinceros esforços, fui incapaz de eliminar daquela que, caso conseguisse, seria uma harmonia de precisão matemática.

O Arquiteto nos mostra claramente que Neo é algo indesejado que acaba surgindo como resultado de uma tentativa de atingir o equilíbrio na equação que corresponde a Matrix. Caso ele fosse eliminado, tudo seria perfeito e teria uma "harmonia de precisão matemática". Mas não é. Ele está lá e está atrapalhando as coisas.

Por isso ele afirma:

(Arquiteto)
Ainda que continue a ser uma tarefa árdua diligentemente evitá-la, ela não é inesperada, e portanto não está além de uma medida de controle. Fato este que o trouxe, inexoravelmente, aqui.

Tradução: É um trabalho difícil conviver com o Escolhido. Ele é poderoso e pode estragar seus planos, no entanto, a presença de Neo não é inesperada, pois ele é o sexto Messias. Portanto, o Arquiteto sabe muito bem o que fazer com ele. Por isso "não está além de uma medida de controle".

O próprio Arquiteto no começo da sua conversa define NEO como : "uma anomalia sistêmica contraditória, a qual, sem vigilância, poderia ameaçar o próprio sistema.".

Se Neo está lá, na sala do Arquiteto, é porque caiu sim em sua armadilha e na medida do possível, ele continua inexoravelmente sendo controlado.

Bem, mais uma vez, tirem suas conclusões...

Porque o Oráculo mudou de corpo ??

Na verdade a atriz que fazia o Oráculo no primeiro e no segundo filme morreu na vida real. Então os irmãos Wachovski tiveram que inventar algum gancho na história para que pudessem trocar a personagem tão importante sem afetar muito a história. Pelo que eles contam no Revolutions, parece que o Merovingian de alguma forma conseguiu capturar ou matar o corpo da Oráculo antiga (provavelmente por ela ter entregue o Chaveiro no Matrix Reloaded para NEO) sendo ela obrigada a assumir outro corpo para se manter na Matrix.

Quem é aquela menininha do Revolutions? A SATI ???

A SATI nada mais é do que uma das "escolhidas" que pode ser ou não o novo messias nesta nova versão da Matrix que surge no final do filme.. Lembram do primeiro Matrix? Lembram que na casa do Oráculo, quando NEO chega pela primeira vez, lá moram algumas crianças com poderes especiais? A SATI, assim como NEO, é uma destas crianças que podem ser um dos escolhidos.

E se você lembrar bem de Revolutions, dentro da Estação de Trem, que por acaso fica em Mobil Avenue - Mobil no caso é um anagrama para Limbo, que é exatamente o que a estação significa- vc vai ver que os pais dela eram programas e estavam se sacrificando por amor por ela. Existem duas referências a palavra "sati" na mitologia Indiana (perceba que os pais de SATI são indianos).

Uma referência é quanto a um ritual, não mais praticado desde o século 19, chamado SATI, onde a esposa oferecia a própria vida em sacrifício ao marido falecido, como forma de devoção. Ou seja, os escolhidos são programas que foram colocados no sistema, por uma prova de amor de seus pais. Pelo que entendemos a menininha seria deletada, provavelmente por apresentar “funções” (poderes) que não deveriam fazer parte dela. Então seus pais fizeram um acordo com o Merovigian para que ele conseguisse manter a menina viva. Para tal eles tiveram que entregar sua própria vida para o controle do Merovigian.

Sendo seus pais um programa, ela é conseqüentemente um programa também. Esta é a prova máxima que os escolhidos são programas. Sendo assim, NEO é um programa.

(Certo. O autor esqueceu-se da segunda referência a SATI. Mas tudo bem ...)

É por isso que o Oráculo no final pergunta se ela fez o arco-íris para o NEO. Ela tem poderes especiais, assim como todos os escolhidos (lembra do que entorta a colher ?) e neste caso a SATI criou um arco-íris.

E o final do filme? Não entendi nada do final!

Então vou te explicar.

Após um árduo combate com Smith, NEO percebe que através da luta ele jamais conseguirá vencer Smith. Isso só será possível se ele entregar a sua vida. Ele percebe que é inevitável. É o ciclo da Matrix. Então ele se entrega para que Smith neste momento o "absorva". Conseqüentemente Smith está entrando em seu corpo "no mundo real", onde NEO está conectado com o "chefe das máquinas", chamado de "Deus Ex Machina" no filme. É nesta hora que "o chefe das máquinas" descarrega uma grande energia no corpo de NEO matando-o e conseqüentemente matando Smith que estava em seu corpo. Logo após este acontecimento o Deus Ex fala : "Está terminado!", indicando que o ciclo do predestinado foi fechado.

Para quem não sabe Deus Ex Machina é uma expressão em latim que quer dizer: "Um deus por meio de uma máquina." Expediente da tragédia grega (e romana) para solucionar casos complicados, o qual fazia de súbito aparecer um deus para explicar como se devia proceder naquele embaraço. Obviamente que no filme ele está representando a FONTE, que é DEUS no filme.

Perceba que Smith já tinha "absorvido" o Oráculo também. Sendo este seu propósito. Absorver todos os softwares mais importantes para depois ser introduzido no sistema novamente, disseminando seu código.

É por isso que o corpo de NEO está sendo levado no final do filme pelas máquinas. Na verdade naquele corpo estão NEO + Smith + Oráculo. Eles serão re-introduzidos na Matrix atual e seus códigos de programação e experiências passadas na nova versão da Matrix para que o ciclo se reinicie. O sistema se auto-alimenta e se aprimora.

A próxima cena, nos mostra SATI deitada no chão, quando um gato passa e é reprogramado. Dá para se notar, graças a referência ao Deja-Vu, que houve uma reprogramação da Matrix. Foi iniciado um novo ciclo. Uma nova versão da Matrix foi criada.

Mas na conversa entre o Arquiteto e o Oráculo podemos perceber que desta vez houve uma mudança significativa no ciclo da Matrix e conseqüentemente nesta nova versão.

Vamos ver a conversa dos dois :

(Oráculo)
Bem, veja se não é uma surpresa

(Arquiteto)
Você jogou um jogo muito perigoso.

(Oráculo)
A mudança sempre é.

(Arquiteto)
Exatamente quanto tempo você acha que está paz irá durar ?

(Oráculo)
O tempo que ela conseguir.

(O Arquiteto começa a ir embora)

Tradução? Houve uma mudança significativa no ciclo da Matrix. Ao meu entender era parte do ciclo da que Zion fosse sempre destruída e deixada apenas com 23 indivíduos escolhidos por NEO toda vez que uma nova Matrix como um todo fosse criada. Mas desta vez o Oráculo decidiu que ZION fosse mantida. Sendo assim foi uma estabelecida uma paz entre os dois mundos. Um novo equilíbrio sem guerras.

(Oráculo)
E enquanto aos outros ?

(Arquiteto)
Que outros ?

(Oráculo)
Os que quiserem sair.

(Arquiteto)
Obviamente eles serão libertados.

(Oráculo)
Eu tenho a sua palavra ?

(Arquiteto)
O que você acha que eu sou ? Humano ?

Tradução? O próprio Arquiteto disse em Reloaded que quase 99% dos conectados aceitavam o programa da Matrix principal. Se no primeiro Matrix sabemos que bilhões de pessoas estão conectadas a Matrix principal, existe um excedente no total de um pouco mais de 1% de pessoas que devem ser libertadas para atingir o equilíbrio da equação. No primeiro filme vimos através de Cypher que apenas uma minoria está preparada para ser "desplugada" e viver em ZION. Desta forma os 2 mundos podem viver em paz em harmonia.

Conclusão : É a mensagem que o filme tenta passar de Paz e Amor e que povos diferentes podem viver em harmonia sem guerras. Diríamos que é um final feliz dentro das circunstâncias que a humanidade se encontra no filme, escravos das máquinas.

Bem essas são minhas teorias. Tenho certeza que existem mutas outras que se encaixam perfeitamente na história. Aliás essa é a grande graça do filme.

Considerações Finais:

O enredo dos filmes é realmente muito bom. Obviamente que toda esta estória está "encapsulada" em uma montanha de efeitos especiais, frases de efeitos, algumas bobagens, etc... Na minha opinião algo 100% aceitável, até porque é show-business (sem o BUSINESS não tem o Show) e o filme é feito para agradar pessoas de 17 a 80 anos, vender DVDs, jogos, bonecos, etc., ou jamais conseguiriam fazer um filme desta magnitude. Nada disso na minha opinião desmerece o enredo principal.

Também podemos perceber que no fundo o filme foi feito em homenagem e para uma geração de hackers. Está claro que são os heróis do filme. Defino hackers como pessoas que gostam de buscar informações e tem a capacidade de enxergar o que está "por trás da cortina". É por isso que os irmãos Wachowski colocam tantas simbologias, nomes com significados, etc., em toda a história. Querem que as pessoas reflitam, pesquisem e consigam descobrir exatamente o que há "embaixo do tapete". Sabem que somente uma minoria terá esta capacidade.

Muitas pessoas podem não ter gostado da trilogia achando que desmerece o primeiro filme. Essas pessoas infelizmente não entenderam as seqüências, coisa até compreensível pela complexidade da história e a enorme e maravilhosa quantidade de efeitos especiais que faz com que nos esqueçamos de acompanhar a história para visualizar os efeitos. Até porque é muita informação para se digerir.

Como foi dito no primeiro filme eles podem apenas lhe mostrar a porta, você é quem tem de atravessá-la.

Detalhes que você (provavelmente) deixou passar nos filmes:

Eu também deixei e só fui descobrir depois de ler em alguns sites na Internet.

Matrix:

- Neo esconde o seu dinheiro em um livro chamado "Simulacra e Simulação", que consiste em um tratado respeitado que lida com discussões sobre o que é "real" e sobre o que é "Simulação ou Simulacra". Quando Neo abre o livro, o capítulo visto é "Sobre o Niilismo", doutrina segundo a qual só será possível o progresso da sociedade após a destruição do que socialmente existe.

- Confira os números dos quartos onde Trinity e Neo se encontram, em determinados momentos do filme. Quando os policiais tentam prender Trinity, na seqüência inicial do filme, a moça está no quarto 303 (trinity=trindade). Já Neo, que é considerado "O Escolhido" (The One, ou seja: Um), mora no apartamento 101.

- A frase ditas pelo "cliente" de Neo no começo do filme : “You are my personal Jesus Christ !!!”

- Quando NEO é capturado pelos agentes e é levado para a sala de interrogação sua imagem aparece num monitor que é EXATAMENTE igual aos monitores que constam na sala do Arquiteto o que sugere que ele está sendo vigiado desde o principio.

- Na cena em que Neo encontra o Oráculo, a música ao fundo é "I'm Beginning to See the Light" ("Estou Começando a Ver a Luz"), de Duke Ellington, numa clara referência às descobertas do herói.

- O verdadeiro nome de Neo é Thomas Anderson. "Anderson" significa "Filho do Homem", como Jesus é freqüentemente chamado.

- A Oráculo diz que Neo não é o Escolhido, mas que possuía o Dom - talvez em uma outra vida ele seria. Pois bem, antes de Neo demonstrar ser o Escolhido, ele "morre", ressurgindo como o predestinado.

- Nesta mesma seqüência, a da morte de Neo, Trinity (Trindade) o trás de volta a vida com um beijo. Pode-se fazer uma analogia com Jesus que retornou à vida graças a Santa Trindade.

Matrix Reloaded:

- O nome da Auto-estrada é : HIGHWAY 101

- O andar do Restaurante que o Merovingian se encontra é : 101

- Quando NEO, Morpheus e Trinity chegam ao restaurante de Merovingian, o pai de SATI está sendo “escoltado” para fora.

- O prazo de tempo que a porta que o escolhido deve entrar para chegar a fonte é de 314 segundos. Que é exatamente o valor de Pi (3,1418...) o que nos remete a simbologia de um ciclo, já que o Pi é usado para medir a circunferência dos círculos.

Matrix Revolutions:

Ainda em análise pelos nerds mundo afora...

Simbologia dos Nomes da Trilogia

ANDERSON, THOMAS
O nome de Neo em sua vida comum dentro da Matrix. Anderson, como Smith são nomes genéricos sugerindo conformidade.

No túnel do metrô, na cena da luta, o Agente Smith segura Neo na frente do trem do metrô e lhe diz "Isso, Sr. Anderson, é o som da inevitabilidade." Neo lhe responde "Meu nome é Neo!" Isso representa uma batalha interna pela identidade de Neo, entre a conformidade e a individualidade.

A letras N, E, e O são encontradas em "Anderson" nessa ordem:

aNdErsOn

A letras N, E, O são encontradas no nome "Thomas Anderson" nessa ordem:

thOmas aNdErson

Então esse nome contêm a idéia de Thomas Anderson é Neo e o predestinado.

Vale notar também que Thomas Anderson - o nome de batismo de Neo - significa ANDER (homem) + SON (filho), ou seja, filho do Homem; e Thomas ou Tomás é o nome do autor do Evangelho fundamental do gnosticismo.

CYPHER

Um significado para esta palavra é "zero" (o símbolo 0). Isto é interessante, pois Neo é o One (predestinado), ele é o um. Então, juntos, Cypher e Neo são o 0 e o 1, os dois dígitos do sistema binário utilizado pelos computadores. Está é a relação binária da equação do primeiro Matrix. Outro significado para "Cypher" é um sistema criptográfico onde símbolos são colocados no lugar de letras. Cypher também pode ser uma referência ao demônio, Lúcifer. No filme Angel Heart, existe um personagem chamado Lou Cypher. E como Cypher é o vilão que no início fazia parte da equipe ele pode ser considerado como um "anjo caído".

MATRIX

Além do sentido matemático da palavra, outra definição dela pode ser "útero".Os Pods usados pelas máquinas para preservar os humanos, como o pod onde Neo acorda, tem uma aparência que lembra muito um útero.

MORPHEUS

Nome do Deus dos Sonhos no livro de Ovid's, "Metamorfose". No filme, Morpheus fala sobre sonhos e acordar várias vezes. Ele pede a Neo que imagine um sonho que fosse tão real que ele o confundiria com o mundo real, e que não conseguiria acordar daquele sonho. A Matrix é o "sonho" que a maioria dos humanos confundem com a realidade.

(Quando Nabucodonosor é destruida, ao final de Matrix Reloaded, Morpheus diz: "I have dreamed a dream, and now that dream has gone from me." ou "Eu sonhei um sonho e agora esse sonho foi tomado de mim.". Isso mostra que ele sempre sonhou com a liberdade.)

NABUCODONOSOR

Este é o nome da nave de Morpheus no filme. Historicamente, também é o nome de um Rei da Babilônia, que capturou e destruiu Jerusalem. Isto é estranho devido ao fato de que a última cidade humana é chamada "Zion.

Retirado da Bíblia: “No segundo ano do reinado Nabucodonosor tinha sonhos; e seu espírito estava inquieto, e o sono o abandonou.". A referência aos sonhos se liga a Morpheus. "Então Deus mostrou ao profeta Daniel uma visão do que Nabucodonosor havia sonhado, e Daniel lhe contou que os sonhos eram sobre a ascensão e queda de reinos. Mas que, eventualmente existiria um reino que iria acabar com todos os outros e duraria para sempre."

Isto se liga ao fato do "reinado" da Inteligência artificial estar ameaçada pela liberação dos humanos da Matrix.

NEO

Neo é um prefixo significando novo. De fato, em grego está é exatamente a palavra para novo, e Neo é o mais novo membro do grupo. Neo também é um anagrama da palavra "One," e Neo é o "The One." (Predestinado).

AGENT SMITH

O nome do principal agente no filme. Como Anderson, este é um nome genérico, comum, representando conformidade, e a natureza sem individualidade dos agentes. Morpheus pergunta ao agente quem ele é. O agente responte"Agente Smith." Morpheus lhe diz "Você todos parecem o mesmo para mim."

TRINITY

Significa "um grupo de três". A personagem faz parte do grupo Neo-Trinity-Morpheus, é parte do triângulo amoroso Neo-Trinity-Cypher e também da relação Neo-Trinity-Smith. Claramente está relacionada com a trindade cristã (o Pai, Filho e o Espírito Santo).

ZION

Quer dizer Sião, que é a cidade prometida para os judeus, sendo um lugar sagrado, algo que representa a esperança da humanidade. Mas também ZION na minha opinião pode ser traduzida também como ZEON (se vc substituir o I pelo E, pois foneticamente eles soam iguais) o que nos leva a ZERO ONE de uma forma resumida (ou seja 01, o mesmo nome da cidade das máquinas) ou até podemos escrever o nome da seguinte forma, Z10N (ZÊ -Um –Zero – Êne), que é como mtos hackers usam como grafia para escrever textos, substituindo algumas palavras por números parecidos, como se fosse a forma de encriptar um texto.

SERAPH

Significa Serafim que são os anjos protetores de mais alto ranking na escala dos anjos. Dizem que eles protegiam o "trono de Deus".

MEROVINGIAN

Conforme a lenda histórica, os Merovingios foram uma raça consideradas de semi-deuses, ou seja de pessoas com poderes especiais e diretamente ligados a DEUS (a Fonte no CASO)

PERSEPHONE

Já Perséfone era na Mitologia uma personificação do renascimento da natureza na primavera. Ou seja alguém que traz vida a algo inóspito

SATI

Uma referência é quanto a um ritual, não mais praticado desde o século 19, chamado SATI, onde a esposa oferecia a própria vida em sacrifício ao marido falecido, como forma de devoção.

Interpretação de Símbolos e Objetos do filme

De acordo com "O Livro Ilustrado de Signos e Símbolos", um símbolo é "algo que através de sua natureza ou aparência reflete ou representa outra coisa mais profunda do que ele mesmo". A Trilogia Matrix é recheada de vários símbolos complexos. De fato, muitos deles têm uma enormidade de significados, interpretações e definições.

Chuva - Água
É o item que tem a maior simbologia em todo filme.

Na trilogia Matrix, a água é uma simbologia para inconsciência, o estado de sono da Matrix. No filme, a chuva (ou objetos que imitam tal ação) representam o código da Matrix, o qual é expresso em colunas verticais de símbolos verdes que "escorrem" pela tela. O tema da recriação dos códigos na Matrix vai um passo além, pois, a maioria dos objetos na Matrix são verdes ou tem uma tonalização nessa cor.

De acordo com os irmãos Wachowski, Don Davis (responsável pela trilha sonora da Trilogia) "digitalizou o som de gotas caindo para criar o som do código da Matrix".

No primeiro Matrix está chovendo quando Neo acorda de seu "pesadelo" com o Bug. Quando ele vai para a Ponte da Rua Adams, a chuva pode ser vista caindo da ponte podemos também vê-la na janela traseira do carro. Indo além, a chuva é vista caindo como uma cachoeira na lateral do hotel Lafayette quando Neo vai encontrar Morpheus.

No escritório do Sr. Rhineheart (Chefe de Thomas Anderson), limpadores de janela estão do lado de fora da janela, fazendo uma limpeza. O sabão e as bolhas de água escorrem e são limpas com um movimento de cima pra baixo, como o código. Nesta cena Neo parece prestar mais atenção na limpeza do que nas palavras de seu chefe.

Na grande luta final entre NEO e Smith em Matrix Revolutions é que se encontra a maior quantidade de chuva no filme, representando o estado inconsciente dos dois personagens.

Coração

O coração representa as emoções e o amor assim com o centro espiritual.

Quando Neo morre na Matrix, é a confissão do amor de Trinity que o traz de volta à vida. O coração também representa vida. Quando alguém morre na Matrix, nos é mostrado os monitores com seus batimentos cardíacos. Quando perdem sangue, significa que estão em perigo de morrer. O Hotel onde Trinity está no começo se chama "Hotel O Coração da Cidade" (The Heart O'The City Hotel). E este é o mesmo hotel onde Neo morre e volta à vida no final do filme.

Em Matrix Reloaded, NEO traz Trinity de volta a vida após “tocar” seu coração com as mãos.

Raios - Ser Luminescente

De acordo com o "Dicionário de símbolos e sonhos" o raio representa "a consciência penetrando no inconsciente". No filme, isto se traduz no fato de que aspectos do mundo real (como humanos libertos) conseguem infiltrar-se na Matrix e afetá-la. Raios também representam "um flash de visão ou inspiração".

Seguem abaixo alguns exemplos de flashes de luz ou raios:

- Existem flashes de luz (da eletricidade) na área próxima ao pod de Neo.
- Raios estão presentes durante a tempestade enquanto Neo está a caminho para conhecer Morpheus no Hotel Lafayette.
- É possível ver um flash de luz quando Neo recebe o primeiro tiro no peito.
- A primeira imagem que é vista após o código da Matrix na introdução do filme é a luz da lanterna do policial.
- Raios aparecem quando Trinity atira na cabeça do agente e ele volta à sua forma original no piloto do helicóptero.
- Podem ser vistos vários raios durante a seqüência que Morpheus mostra a Neo o que aconteceu com o planeta Terra e como ele quase foi destruído.
- Na luta final entre NEO e Smith pode notar-se uma enorme quantidade de raios simbolizando a consciência penetrando no inconsciente.

Olhos - Óculos escuros

Freqüentemente é dito que os olhos são o espelho da alma.

Olhos abertos simbolizam consciência, verdade, percepção e conhecimento. Quando Neo é libertado da Matrix, seus olhos não se abrem apenas fisicamente. Neo consegue então, pela primeira vez, ver o mundo real (percepção) assim como consegue compreender o que realmente é a Matrix (conhecimento). Um fato interessante: Em um dos trailers de Matrix, a música "The Eyes Of Truth" (Os olhos da verdade) do grupo Enigma toca ao fundo.

Olhos fechados representam sono, ignorância e inocência. No caso de Cypher, é simbólico para negação (um desejo de não encarar a verdade/realidade). Como ele mesmo diz, "ignorância é uma bênção" para ele, e quando ele for reinserido não quer lembrar de nada. Neo fechando e abrindo seus olhos na cena em que ele destrói o Agente Smith simboliza sua visão da Matrix, de compreender a verdade (perceber o código) e acordar mentalmente, espiritualmente e fisicamente. É um ato de intimidação e poder.

Os mocinhos do filme usam óculos escuros com bordas arredondadas ou ovais, enquanto os vilões do filme, incluindo Cypher, usam óculos de bordas retangulares.

(Mouse)
Se você fechar seus olhos, é quase como comer ovos fritos.
(The Matrix, na cena em que eles estão comendo aquela gororoba branca)

Basicamente Mouse está dizendo que para enganar a si mesmo ou entrar em um estado de negação você deve fechar seus olhos.

(Morpheus - para Neo)
Eu posso ver em seus olhos. Você tem o olhar de um homem que aceita o que vê porque está esperando acordar. Infelizmente, a ninguém pode ser dito o que é a Matrix. Você tem de ver com seus próprios olhos.

(Neo)
Por que meus olhos doem?

(Morpheus)
Você nunca os usou antes.

(Morpheus - para Neo)
A Matrix é o mundo que foi posto diante dos seus olhos para cegá-lo da verdade. Você estava me escutando, Neo, ou estava olhando para a mulher de vermelho?.

(Morpheus - para Neo)
Existem campos, Neo, intermináveis campos, onde seres humanos não mais nascem, eles são cultivados. Por muito tempo eu não queria acreditar, até que então eu vi os campos com meus próprio olhos.

(Cypher - para Neo)
Eu nem vejo o código. Tudo o que vejo são loiras, morenas, ruivas.

(Neo - para os Agentes)
Eu irei mostrar a essas pessoas o que vocês não querem que elas vejam. Um mundo sem vocês

(Cypher - para Trinity)
Olhe nos olhos dele, aqueles grandes e belíssimos olhos e me diga sim ou não.

(Menino da colher - para Neo)
Então você verá que não é a colher que dobra, é apenas você mesmo."

Extraido de http://www.atocadocoelho.blogspot.com/. Autor: Kiko

Fala Ai!

:)) ;)) ;;) :D ;) :p :(( :) :( :X =(( :-o :-/ :-* :| 8-} :)] ~x( :-t b-( :-L x( =))

 
Adicione no Blogblogs DigNow.net Add to Technorati Favorites Entertainment Blogs - BlogCatalog Blog Directory

Twitter  |  Contato  |  Política de Privacidade  |  Chat

A reprodução do conteúdo deste site é permitida e incentivada, desde que citada e linkada a fonte. Se não teus dedos irão cair e sua casa será bombardeada por uma chuva de aerolitos. Melhor Visualizado em resolução de 1024x768 ou superior e nos navegadores Firefox ou Opera.

Copyright 2009 All Rights and Lefts Reserved Kaplosh